Nota 10
18/04/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 2 minutos
Quando pensamos na Páscoa, é quase automático lembrar de ovos de chocolate, doces e outras delícias. Mas você sabia que esses alimentos podem ser extremamente perigosos para cães e gatos? A professora Simone Rocha Souto, Mestre em Clínica e Reprodução Animal pela UFF e docente do curso de Medicina Veterinária da UNISUAM, explica os perigos e cuidados essenciais para garantir que a comemoração seja segura para toda a família, inclusive para os pets!
O chocolate contém teobromina, uma substância presente no cacau que pode ser metabolizada facilmente por humanos, mas não pelos pets. Em cães e gatos, o fígado não consegue eliminar a teobromina com eficiência, o que provoca acúmulo tóxico no organismo.
“A teobromina estimula o sistema nervoso central e a contração do coração. Isso pode gerar desde vômitos e diarreia até tremores, convulsões e, em casos mais graves, a morte”, alerta Simone.
Além do chocolate, outros doces — como colombas pascais e balas — contêm açúcares em excesso, o que pode desencadear obesidade e diabetes. Pior ainda são os produtos com xilitol, um adoçante comum em doces sem açúcar, altamente tóxico para os cães, podendo causar hipoglicemia aguda e falência hepática.
Se o pet ingerir chocolate ou outro alimento inadequado, alguns sinais podem surgir em poucas horas:
Nestes casos, procure atendimento veterinário imediatamente. Quanto mais rápido o tratamento, maiores as chances de recuperação sem sequelas.
O tradicional bacalhau não é tóxico, mas atenção ao modo de preparo. “O bacalhau seco tem alto teor de sal, o que pode sobrecarregar os rins dos pets. Se for oferecer, opte por preparações sem tempero e com baixo teor de sódio”, orienta a professora.
Para incluir os pets na comemoração sem riscos, a indústria pet já oferece “ovos de Páscoa” e outros mimos feitos especialmente para eles. Sempre verifique o rótulo e escolha produtos desenvolvidos para consumo animal. Outra ideia é preparar em casa receitas seguras e nutritivas! Confira duas sugestões da professora Simone:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Validade: 24h na geladeira.
Dica: para gatos, é só substituir os ingredientes por produtos específicos para felinos.
Ingredientes:
Modo de preparo:
A alfarroba é um ótimo substituto do cacau, sem os riscos da teobromina.
“Inclua seu pet nos momentos de celebração com carinho e responsabilidade. Com pequenas adaptações, é possível garantir uma Páscoa doce e segura para todos!”, conclui Simone.
Quer aprender mais sobre saúde animal e curiosidades do mundo pet? Continue acompanhando o blog da UNISUAM! 💙
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário