Nota 10
27/04/2023 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: 3 minutos
Quem mora no Rio de Janeiro sabe o quanto essa cidade cresce e se transforma. Não só o Rio! O Brasil todo é um País que vive passando por constantes mudanças nos seus imóveis, sejam prédios comerciais, empreendimentos imobiliários ou patrimônios públicos e históricos. As configurações das cidades se atualizam, alteram a paisagem e surgem novos projetos urbanísticos.
Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU, o mercado na área cresceu de forma acelerada nos últimos anos. Foram três anos seguidos de expansão, com um crescimento de 2,5% em 2017, 5,4% em 2018 e 8,2% em 2019. Em 2020, as atividades diminuíram de intensidade. Ainda assim, foi o tipo de serviço que menos sofreu impactos com a pandemia da Covid-19: apenas 3,7%.
Diante de um cenário tão promissor, a formação de novos profissionais se faz mais do que necessária. Profissionais estes comprometidos com o desenvolvimento da sociedade, com uma formação para além dos conhecimentos técnicos e tecnológicos, mas com base humanista, pautada nas questões e reflexões que essa sociedade traz. E com a capacidade de resolver problemas considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais de cada local.
✅ Veja também: Onde trabalha o profissional de Arquitetura e Urbanismo?
Com base nessas questões, a UNISUAM possui a Graduação em Arquitetura e Urbanismo muito pautada nas questões do entorno, tendo uma relevância local muito importante, em áreas de grande importância do Rio de Janeiro, em regiões e bairros fora dos eixos clássicos de Barra, Zona Sul, e Centro. Ou seja, o estudante, desde o início, faz a reflexão acerca da diversidade e necessidades que cada local possui, exercitando uma atuação mais profunda.
Dessa forma, o curso da UNISUAM entrega ao mercado um número alto de egressos com forte empoderamento de papel transformador que o arquiteto e urbanista tem na nossa sociedade. Os alunos vivenciam em aula experiências para a transformação social do cidadão, por meio da criação ou adequação do espaço construído ou não, na escala da arquitetura, do paisagismo e do urbanismo, em diversas camadas da sociedade.
Não dá pra ser diferente. Com um mercado cada vez mais exigente, pensar em uma Pós-Graduação e se especializar em uma área de preferência dentro da área profissional já faz parte de todo profissional que quer seguir avançando na carreira. Mais do que um diferencial, é uma decisão acertada que traz oportunidades.
Na UNISUAM, por exemplo, é possível fazer a especialização em Gestão de Projetos e Edificações em BIM, para os profissionais que queiram ter conhecimento e prática na metodologia Building Information Modelling. Essa metodologia prepara o profissional para que esteja cada vez mais inserido nas demandas atuais do mercado em projetos colaborativos e integrados durante todo o ciclo de vida da construção, desde o pré-obra até o pós-obra.
Para quem está pensando em ingressar nesse caminho, é necessário saber que Arquitetura e Urbanismo é traduzir as necessidades das pessoas quanto aos espaços e às construções. E isso vai desde a concepção de um novo projeto até a conservação e restauração dos patrimônios. Ao mesmo tempo, pensando no meio ambiente e na sustentabilidade, utilizando de maneira inteligente os recursos disponíveis.
✅ Olha que incrível: Aluno autista se forma em Arquitetura e Urbanismo
Venha para a UNISUAM e tenha uma formação completa!
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário