Nota 10
23/03/2023 por Carolina Grimiao
[rt_reading_time label="Tempo de Leitura:" postfix="minutos" postfix_singular="minuto"]
Publicidade vem do latim “publicus”, que significa “público” em portugês. Logo, ela é uma forma de comunicar da melhor maneira possível ao maior número de pessoas, ideias, fatos, produtos ou serviços, só que direcionado para as vendas. Ou seja, ela está dentro das estratégias de Marketing para divulgar algo e, assim, atingir o público-alvo gerando o desejo de consumo.
✅ Vale a pena saber mais em Por que estudar Comunicação?
? Mas, qual a diferença entre Publicidade e Propaganda?
Essa é uma pergunta muito comum. Mas, apesar das duas utilizarem técnicas comerciais, elas têm características diferentes. Na Publicidade, a promoção de produtos e serviços é mais direta, como os comerciais de supermercado, por exemplo, com o anúncio das ofertas. Já na Propaganda, o objetivo é difundir uma mensagem a fim de que o público abrace alguma ideia, como campanhas do agasalho, de prevenção às drogas, entre outras.
? Onde a Publicidade e Propaganda estão?
Em tudo! Consumimos produtos e serviços, aderimos a novas ideias e posturas, e associamos marcas ao nosso dia a dia o tempo todo, em todos os lugares: adesivado na porta do metrô, em eventos, nos canais de comunicação, nas redes sociais, nos outdoors, no folheto que você pega na rua, e até no tradicional “boca a boca”, com a indicação de amigos e familiares. Quem não lembra de um comercial marcante ou um jingle (aquela música que toca quando um produto aparece na televisão)?
? O que precisa ter para ser um profissional de Publicidade e Propaganda?
Curiosidade sobre os mais variados assuntos, criatividade para pensar além e flexibilidade para lidar com pensamentos diferentes e ideias que mudam com frequência, são algumas das características deste profissional. Além, claro, de dominar as técnicas de comunicação para melhor forma de apresentação das ideias tanto ao cliente quanto ao público consumidor. Dessa forma, ele pode criar, avaliar, coordenar e divulgar campanhas e ações dos mais variados segmentos nos mais diversos formatos.
✅ Veja também: Onde trabalha o profissional de Publicidade e Propaganda?
? Quais as principais vantagens de seguir essa carreira?
Por ser uma área muito abrangente, é possível atuar em muitas áreas, como empresas e agências, nos setores de Marketing, Financeiro ou Vendas, ou em produtoras direcionadas para TV e internet. Além disso, é uma área que só cresce, afinal, vivemos em uma sociedade que consome o tempo todo. Com o digital, a internet e as novas tecnologias têm oferecido ainda mais espaço com as vendas online e as múltiplas formas de fazer Publicidade.
? Onde fazer Publicidade e Propaganda?
O curso de Publicidade e Propaganda da UNISUAM é perfeito para quem quer aprender a utilizar todas as habilidades e ferramentas profissionais logo no início da Graduação, desenvolvendo soluções inovadoras para o mercado junto a professores que são muito atuantes e altamente conceituados na área. Dessa maneira, o aluno já vive a carreira e fica ainda mais preparado para os desafios que virão.
Venha para a UNISUAM e esteja pronto para os desafios da sua futura profissão!
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário