Nota 10
15/06/2022 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: 4 minutos
Em abril de 2020, quando o Brasil sofreu o primeiro impacto da pandemia, o recém-criado Instituto Nebulosa Marginal promoveu uma série de cursos online com objetivo de divulgar áreas do saber como a Psicanálise para atender às necessidades das pessoas em isolamento. Diversos profissionais contribuíram para a realização dessas atividades. A partir disso, pesquisadores e psicanalistas envolvidos no projeto foram convidados para colaborarem com um capítulo, trazendo as experiências desses encontros.
Sendo assim, estes profissionais produziram seus textos, que foram compilados e organizados pelos professores Sérgio Gomes e Rosa Lúcia Paiva, e que deu origem ao livro “Nebulosa Marginal: Teoria e Clínica”. Voltado para estudantes e profissionais das áreas social e de humanas, a obra é um esforço coletivo desenvolvido ao longo dos primeiros nove meses da pandemia, por meio de cursos e eventos realizados no ano de 2020, dando lugar a tudo que foi criado em conjunto com psicólogos, psicanalistas, sociólogos e educadores neste período no Instituto.
Sérgio Gomes é Psicanalista, Pós-Doutor em Psicologia, Membro Efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, Diretor do Instituto Nebulosa Marginal e Professor do Curso de Pós-Graduação em Psicanálise na Contemporaneidade da UNISUAM. Para o organizador do livro, a obra é uma amostra de resistência frente ao que aconteceu no Brasil e no mundo durante a pandemia da Covid-19:
“As pessoas nos procuravam para assistir aos nossos cursos durante o isolamento social. Cada um dos professores e alunos contribuíram para ajudar quem estava em vulnerabilidade. Foi o nosso trabalho que nos manteve vivo enquanto o tempo ia passando e o mundo se transformando. Perdemos nossos amigos, nossos entes queridos e sofremos pelo desmantelamento do SUS, pela negligência do Governo Federal com as mortes, a falta de oxigênio em Manaus e o tempo perdido em participar do consórcio de vacinas. Isto tudo está aí, nas páginas dos livros. É uma prova de que pudemos resistir pelos que sobreviveram e pelos que partiram”, ressalta.
Rosa Lúcia Paiva é Psicóloga e Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica, Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi, Diretora do Instituto Nebulosa Marginal e Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicanálise na Contemporaneidade da UNISUAM. Também organizadora do livro, a professora vê a obra como necessária para uma reflexão acerca de tudo o que aconteceu ao longo dos últimos anos:
“O Instituto Nebulosa Marginal surgiu a partir de uma necessidade de continuarmos a ser e existir nesse mundo, principalmente no Brasil que a COVID assolava, onde ainda tínhamos que suportar um governo devastador e caótico tratando a pandemia com descaso e negando sua existência. Os cursos online de Psicanálise que foram propostos pelo Instituto foram, sem dúvida, um sopro de vida em meio a tantas dores e agonias vividas. O livro nasce, então, a partir de uma coletividade de pensamentos a favor da sobrevivência psíquica à pior pandemia vivida em todos os tempos”, reforça.
Com três datas de lançamento, o livro poderá ser adquirido nos seguintes eventos:
Rio de Janeiro:
Dia 22/06 – às 19h – Blooks Livraria, Espaço de Cinema Itaú, Praia de Botafogo
Dia 16/07 – às 17h – Blooks Livraria de Niterói
São Paulo:
Dia 26/06 – às 15h – Martins Fontes da Paulista
Uma outra opção é no site da INM Editora, onde a obra já se encontra em pré-venda com frete grátis para todo o Brasil até o dia 21 de junho.
Com o objetivo de formar profissionais preparados para enfrentar os desafios na área de humanas a partir de uma visão da Psicanálise que contemple não só a perspectiva teórica, mas também a prática, interligando as diferentes escolas do campo psicanalítico, o curso também visa promover conhecimentos gerais em saúde mental, neurociência, saúde pública, suicídio, depressões, prática hospitalar, dentre outros temas que permeiam a temática da Psicanálise na atualidade.
Oferecido na modalidade presencial em Bonsucesso, aos sábados quinzenais, das 08h às 17h, o curso contempla 360 horas. Para o Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Psicanálise na Contemporaneidade da UNISUAM, Professor Felipe Fleury, a atuação dos professores do curso frente aos projetos e a concretização de realizações como essa, é de grande importância para o meio acadêmico e para a formação de futuros profissionais da área:
“É motivo de muita alegria acompanhar o lançamento do livro por parte dos professores. O principal diferencial da nossa Pós-Graduação é contar com um corpo docente extremamente qualificado e conectado com as melhores práticas profissionais. O curso de especialização em Psicanálise na Contemporaneidade visa oferecer ao aluno um arcabouço teórico bem completo para atuação no campo psicanalítico. Ao longo de 12 meses o estudante poderá desfrutar de toda estrutura da universidade, ter contato com conhecimentos fundamentais para sua trajetória e docentes reconhecidos no campo, explica.”
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário