Atenção! Você tem
para garantir seu desconto!
Nota 10
28/07/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 3 minutos
Entender a diferença entre a profissão de Técnico em Enfermagem e Enfermeiro é o primeiro passo para seguir a carreira na área da Saúde. A legislação brasileira regula e tipifica as práticas, estabelecendo as diretrizes e distinção das profissões. Vamos conhecê-las agora.
Antes de tudo, a primeira diferença entre os cargos é que o Técnico em Enfermagem não é qualificado para atuar em casos graves. Assim, esse profissional necessita de supervisão de um Enfermeiro. Em contrapartida, o Enfermeiro possui as competências exigidas para cuidar de pacientes críticos e tomar decisões em situações de emergência.
Os profissionais com formação como Técnico em Enfermagem realizam cuidados mais diretos e práticos. Ou seja, realizam monitoram sinais vitais, atuam no controle de doenças, entre outros procedimentos.
Por outro lado, o Enfermeiro, ao mesmo tempo em que executa atividades como o Técnico em Enfermagem, ele também administra medicamentos, coordena equipes e participa da realização de procedimentos mais complexos.
Outra diferença significativa é a formação desses profissionais. O Técnico em Enfermagem precisa apenas do Ensino Médio para atuar na área, enquanto o Enfermeiro precisa se formar no Ensino Superior.
O curso Técnico em Enfermagem tem duração de 2 anos, divididos por 4 semestres. Ou seja, menos da metade do Curso de Graduação em Enfermagem.
O profissional que deseja se formar em Enfermagem precisa estudar por 10 semestres. Logo, são 5 anos dedicados ao estudo de áreas da Saúde, para obter a capacitação necessária.
Como dito anteriormente, a atuação do Técnico em Enfermagem é mais restrita, sendo sempre supervisionada por um Enfermeiro. As funções desse profissional são:
O Técnico de Enfermagem encontra uma variedade de locais para atuar. Vamos conhecer alguns:
O profissional graduado em Enfermagem desempenha um papel fundamental na área da saúde, atuando de maneira mais abrangente que o Técnico de Enfermagem. Veja algumas atribuições:
Quem deseja seguir a carreira de Enfermeiro encontra várias opções de atuação:
Apesar de ser uma das profissões mais antigas, ainda assim a Enfermagem se faz cada vez mais necessária. A pandemia do coronavírus transformou a profissão em uma das mais quentes para os próximos anos. Segundo estudo conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz, 90% dos profissionais da área estão empregados, ou seja, oportunidade é o que não falta.
A Graduação em Enfermagem é um dos cursos mais procurados da UNISUAM e conta com diferenciais importantíssimos para você que deseja se destacar na área da saúde. Com professores qualificados e de referência no mercado, a faculdade conta ainda com infraestrutura moderna, laboratórios de simulação realística e diversas oportunidades em Projetos de Extensão e Iniciação Científica.
Além disso, você sabia que a UNISUAM possui uma Clínica Escola? É isso mesmo! A Clínica Escola Amarina Motta conta com duas unidades, em Bonsucesso e Campo Grande, e existe há mais de 30 anos como um espaço de saúde comunitária, oferecendo atendimentos sociais. Assim, você tem a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática por meio de estágios e Projetos de Extensão.
Se o seu perfil combina com cuidado e atenção às outras pessoas, garantindo empatia, respeito e comprometimento, então a Enfermagem UNISUAM é a escolha perfeita para você!
Venha para a UNISUAM e transforme vidas!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário