Nota 10
02/08/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
Uma tarde de encontros, histórias inspiradoras e fortes emoções. Durante o Expo Favela Innovation Rio de Janeirohttps://expofavela.com.br/, realizado na Cidade das Artes nos últimos dias 29, 30 e 31 de julho, a UNISUAM teve um espaço especial, realizando uma mesa redonda com mulheres empreendedoras da cidade.
A maior feira de inovação e empreendedorismo do mundo conecta empreendedores a grandes empresas e promove uma verdadeira interação cultural e social com inúmeras atividades ao longo dos dias. Na Arena Universitária, espaço direcionado às universidades públicas e privadas, a UNISUAM contou com um horário exclusivo, promovendo o encontro “A Forma Feminina na Favela”.
A mesa foi aberta pela Professora Claudia Costa, Diretora de Pesquisa, Extensão e Inovação, e Presidente do Conselho de Impacto Social da UNISUAM que contextualizou as ações que a Instituição realiza para a autonomia e geração de renda desse público: “A gente vem construindo uma potência feminina por meio do propósito da Educação e possibilitando a inclusão das regiões ao nosso redor, transformando o território e quebrando paradigmas com o empoderamento das mulheres moradoras das favelas”, destacou.
Na mediação do encontro, as professoras do Curso de Serviço Social, Thamires Ribeiro e Mônica Eugênia que, apresentaram as convidadas Mariana Lima, co-fundadora da Associação Origem Amorim – Escola de Moda e Ateliê, que capacita e gera renda para mulheres no Complexo de Manguinhos com responsabilidade social e ecológica; e Joelma Alcântara, mais conhecida como Jojô do Complexo do Alemão, fundadora da Jojô Serviços, que leva prestação dos mais diversos serviços burocráticos e digitais à região.
Mariana, que também é Assistente Social, destacou o impacto que o empreendedorismo feminino local causa nessas localidades de maior vulnerabilidade: “É um privilégio atuar dentro da comunidade e ver a transformação acontecer na vida de tantas famílias”. O mesmo sentimento compartilhado por Jojô, que após uma história de vida de muita superação, encontrou na sua comunidade uma missão: “O meu propósito de vida é ajudar as pessoas”.
As inspiradoras trajetórias de vida dessas premiadas mulheres negras emocionaram o público presente. A Professora Thamires fechou a tarde com um compilado dos ensinamentos trazidos pelas convidadas: “É a importância do impacto das ações nos territórios e a força feminina que supera a violação dos direitos e a democratização dos acessos. Muitas vezes o empreendedorismo surge pela falta e revoluciona o processo histórico de enfrentamento ao racismo cotidiano”, conclui.
Venha para a UNISUAM e voe cada vez mais alto!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário