Atenção! Você tem
para garantir seu desconto!
Nota 10
21/03/2022 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: 2 minutos
Comércio Exterior é uma atividade caracterizada pela comercialização de insumos, matérias-primas, produtos e serviços entre países. Há uma série de regras e leis que devem ser respeitadas nessas transações e quem trabalha nessa área deve ter um profundo conhecimento desses procedimentos. Atividades como importação, exportação, transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, pesquisa de mercado, planos de ação, marketing internacional, negociação e execução de operações legais, contratos, logística internacional, consultoria de empresas, e controle de fluxo de embarque e desembarque de produtos são comuns no dia a dia do profissional desse segmento.
Segundo dados divulgados no Portal da Indústria, as exportações brasileiras cresceram 36% no primeiro semestre de 2021. O Brasil é campeão em exportação de soja, petróleo, minério de ferro, celulose, milho, café e carnes bovina e de frango. Os principais países consumidores dos insumos e produtos brasileiros são: China, Estados Unidos, Países Baixos, Argentina, Japão, Chile, México, Alemanha, Espanha e Coreia do Sul.
Segundo a Coordenação do Curso de Graduação em Comércio Exterior na UNISUAM, o mercado nessa área é muito vasto e com diversas oportunidades nacionais e internacionais: “O cenário atual pós-pandemia de um mundo globalizado, com tecnologias avançadas, com métodos e técnicas informatizadas ou com utilização de drones e plataformas digitais criam espaços em todas as áreas da comercialização entre empresas e governos. Os salários costumam ser altos e, por isso, é outro fator atrativo para o futuro profissional”.
Uma carreira com tantos caminhos precisa de profissionais atentos e atualizados: “É importante desenvolver habilidades como liderança de equipes, gerenciamento de processos de logística, realização de trâmites de pagamento e de conversão das moedas, regularização de documentações necessárias para importação e exportação, criação de estratégias de marketing, e o comprometimento para o cumprimento das leis”, explica.
A Graduação em Comércio Exterior é uma novidade na UNISUAM, mas que já chega se destacando pela formação que oferece aos futuros profissionais: “O diferencial do curso é auxiliar na construção da visão analítica e prática da área de comercialização múltipla e internacional, desde as matérias-primas e insumos até os produtos industrializados, que podem ser comercializados em diversos países. Tudo isso ligado ao aprendizado de técnicas e métodos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos, e o conhecimento das legislações, as culturas e o comportamento do consumidor”, situa.
Cada vez mais é fundamental ter no mercado de Comércio Exterior um profissional com formação humana, liderança e conhecimento das leis e normas internacionais. Se esse é o seu objetivo, aqui na UNISUAM você encontra o seu futuro!
Texto com colaboração de Marcello Silva
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário