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Pós-graduação
21/02/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 5 minutos
Kanban é um método de gestão de fluxo de trabalho lean, utilizado para definir, gerenciar e otimizar serviços. O trabalho é representado por quadros Kanban, que permitem melhorar a entrega do trabalho em diversas equipes e lidar com projetos mais complexos em um único ambiente. Dessa forma, é possível visualizar todo o trabalho e maximizar a eficiência.
Esse método tem origem do final da década de 1940, no Sistema Toyota de Produção. A abordagem representa um sistema em que a produção era baseada por demanda, diferente da prática padrão de produzir determinada quantidade e empurrar para o mercado.
Assim, com o Kanban sendo originado da manufatura,mais tarde tornou-se um método muito utilizado por equipes de desenvolvimento de software ágil. Hoje, já é reconhecido e difundido por unidades de negócios em vários setores.
De fato, o Kanban como conhecemos hoje é datado de 2007, após deixar as empresas automotivas e se expandir para setores industriais e comerciais.
O quadro Kanban mais simples conta com três colunas: “Pedido”, “Em Progresso” e “Concluído”. Assim, ele serve como uma central de informações em tempo real, destacando gargalos e fatores que possam atrapalhar as práticas de trabalho.
O método Kanban é flexível e pode atuar sobre fluxos de trabalho sem interromper o que está em vigor. Ele reconhece que processos, funções e responsabilidades têm valor e podem ser preservados. Assim, ele destaca pontos a serem abordados e otimizados, planejando mudanças menos disruptivas possíveis.
Projetado para encontrar pouca resistência, o método incentiva pequenas mudanças evolutivas no processo atual. Entretanto, vale lembrar que mudanças radicais não fazem parte do objetivo, uma vez que geram resistência por medo ou incerteza.
A liderança em todos os níveis gera percepções cotidianas capazes de promover uma mentalidade de melhoria contínua. Dessa forma, ajuda a alcançar o desempenho ideal em nível de equipe, departamento e empresa.
Toda organização deve ter o cliente como foco. Desse modo, é possível compreender necessidades e expectativas dos clientes e garantir a qualidade do serviço.
O gerenciamento do trabalho é fundamental para garantir que os colaboradores se auto-organizem em torno do trabalho. Assim, você se concentra nos resultados desejados e reduz o ruído criado pelo micro-gerenciamento.
A abordagem de serviços precisa ser avaliada de maneira contínua visando promover uma cultura de atendimento ao cliente. Com revisões regulares e avaliações das políticas de trabalho, o método Kanban estimula a melhoria dos resultados.
O cerne do Kanban é permitir a visualização do fluxo. Dessa forma, o método se transforma em um hub de informações, garantindo que todos estejam na mesma página, uma vez que todas as tarefas são visíveis.
Os gerentes de processos conseguem monitorar as atividades e analisarem a distribuição do trabalho. Com visão clara dos trabalhos concluídos, é possível identificar gargalos das etapas mais demoradas. Logo, se torna mais fácil enfrentar esses desafios e melhorar o fluxo, otimizando a taxa de entrega.
É mais fácil alinhar objetivos estratégicos com o cotidiano das equipes graças a transparência, incentivo de feedback e reuniões regulares. Esse alinhamento permite que as equipes façam mudanças de prioridade de acordo com mudanças do mercado ou pedidos do cliente.
Os quadros Kanban permitem entender o processo em profundidade com métricas de fluxo. Com a compreensão do tempo gasto nas atividades, é possível melhorar a previsão sobre entregas futuras baseada em dados históricos.
A prática Kanban orienta a reduzir o desperdício de trabalho em tarefas que não são tão necessárias. Assim, aplicando técnicas de visualização e introduzindo limites de trabalho ao processo, você tem a garantia que o resultado final seja ajustado às expectativas do cliente.
A metodologia ágil é fundamental para promover uma cultura de colaboração e engajamento da equipe, garantindo interatividade, colaboração, autonomia e entrega de valor. Por isso, é tão importante nas empresas.
Portanto, a prática Kanban é uma das metodologias ágeis que garantem flexibilidade, ajuste e melhoria na condução de projetos, graças a transparência, feedback, experimentação, aprendizado e colaboração.
Como vimos, a aplicação de técnicas de metodologias ágeis são importantíssimas no mercado. Dessa forma, o profissional que domina metodologias como Kanban, costuma ser bastante requisitado e valorizado em empresas de diversos segmentos.
Portanto, a Pós-Graduação em Gestão de Processos e Métodos Ágeis da UNISUAM vai preparar você para analisar os processos aplicados em uma empresa e, você vai se tornar peça-chave, garantindo a otimização de tarefas, elaborando indicadores de gestão e planejando a execução e controle de projetos.
Com o mercado em expansão, você vai desenvolver conhecimentos em métodos como Kanban, até design thinking. Assim, você estará pronto para atuar em empresas de pequeno a médio porte e de qualquer ramo da economia.
Além de Bonsucesso, você encontra a Pós-Graduação em Gestão de Processos e Métodos Ágeis na Zona Oeste, na unidade da UNISUAM em Campo Grande!
#BoraFazer Pós-Graduação na UNISUAM!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Ana | 24/03/2024 à51 05:59
Muito obrigada pelo artigo :) Conheco Kanban e penso que e uma boa ideia, especialmente quando Voce faz parte de uma equipe ocupada. Estava pensando sobre kanban de mult timp, mas ainda nao tentei. Estava ler aqui kanbantool.com/pt para entender melhor. Parece que neste ano 2024 eu vou mudar algo :)
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