Pós-graduação
09/02/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 3 minutos
As organizações estão sempre buscando maneiras de aumentar a produtividade. Dessa forma, uma boa gestão de processos e aplicação de métodos ágeis, garante a otimização das atividades de uma empresa.
Portanto, os métodos são os processos que uma companhia precisa adotar no dia a dia, para garantir agilidade. Ou seja, os métodos são o caminho para assegurar uma cultura ágil.
Assim, um profissional especializado na gestão desses processos e métodos, encontra um mercado ávido por pessoas capacitadas que possam potencializar o desenvolvimento de projetos nas organizações.
Vamos conhecer mais sobre esse universo!
As metodologias ágeis buscam acelerar a entrega de projetos. Com fracionamento de entregas em ciclos menores, é possível corrigir problemas eventuais com mais rapidez, além de permitir a revisão de planejamentos.
Portanto, os métodos ágeis buscam estimular uma gestão de processos, garantindo o controle e possíveis ajustes. Basicamente, são um conjunto de práticas eficazes que possuem o objetivo de tornar a entrega mais rápida de produtos de alta qualidade, alinhando o projeto de desenvolvimento, com as necessidades do cliente.
Com a transformação digital dos dias atuais, contar com métodos ágeis se torna fundamental. Segundo estudo da CA Technologies, 81% dos executivos acreditam que metodologias ágeis são necessárias para a transformação digital e melhora do negócio.
Como já explicamos, os métodos ágeis geram impactos positivos nas organizações. Mas, quais são os benefícios? Vamos descobrir:
Esse é o maior benefício gerado pelos métodos ágeis. Como o objetivo é reduzir o tempo de entrega dos projetos, a empresa ganha muito em produtividade. Além disso, os métodos ágeis ainda promovem autogerenciamento das equipes, assegurando que os colaboradores se cobrem a respeito de prazos e metas.
Outra vantagem é a entrega de múltiplas tarefas. A partir do momento que as tarefas são divididas em ciclos menores, a empresa consegue gerar valor ao cliente antes mesmo do fim do projeto.
Os processos passam por diversas revisões e correções. Isso garante melhorias constantes e uma qualidade superior.
Os métodos ágeis requerem maior dedicação dos colaboradores. Isso se deve ao autogerenciamento das equipes, no qual os próprios funcionários realizam a distribuição e cobrança de tarefas. Assim, nota-se um aumento do foco e engajamento dos profissionais envolvidos nos projetos.
Outra vantagem que precisa ser ressaltada é a redução de falhas. Com os processos divididos em ciclos, o reconhecimento de erros é notado rapidamente, facilitando a gestão e correção.
Por fim, mas não menos importante. O aumento da satisfação está entre os principais benefícios gerados por esse métodos, que garantem uma cultura ágil, uma vez que permite maior participação do cliente no processo de desenvolvimento do projeto. Dessa forma, ao final, o produto final alcançará as necessidades solicitadas.
As empresas podem trabalhar diversas metodologias que agilizam projetos. Veja as principais:
A Pós-Graduação em Gestão de Processos e Métodos Ágeis da UNISUAM prepara você para analisar os processos aplicados em uma empresa. Dessa forma, você se torna peça-chave, garantindo a otimização de tarefas, elaborando indicadores de gestão e planejando a execução e controle de projetos.
Com o mercado em expansão, você vai desenvolver conhecimentos em métodos como Scrum e Kanban, até design thinking. Assim, você estará pronto para atuar em empresas de pequeno a médio porte e de qualquer ramo da economia.
Além de Bonsucesso, você encontra a Pós-Graduação em Gestão de Processos e Métodos Ágeis na Zona Oeste, na unidade da UNISUAM em Campo Grande!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário