Rolou Por Aqui
24/05/2022 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: 2 minutos
No dia 24 de maio, Madureira completa 409 anos e não faltam motivos para comemorar. Escolhida como primeira região de especial interesse cultural do Rio pela Prefeitura, o bairro é uma junção de História, Economia e Entretenimento. Para celebrar a data não vão faltar atividades ao longo de toda semana, como seminários, exposições e até tour gratuito.
Aproveitando a data e a parceria com a Secretaria de Cultura do Rio, o Curso de História da UNISUAM, por meio do Professor Rafael Mattoso, vai promover o 1º Roteiro Histórico Geográfico da Instituição. Com o tema “Histórias, Caminhos e Heranças Afrodiaspóricas de Madureira”, a atividade compreende um tour no bairro pelos principais pontos que permeiam a identidade do local. Para Rafael essa é a primeira atividade de muitas que serão realizadas pelo curso de História:
“Precisamos conhecer cada vez mais e melhor a nossa história, ler a cidade e nos reconhecer em suas ruas, praças e casas. Sabemos que é fundamental reverter um olhar que por muito tempo valorizou apenas uma pequena parte da cidade litorânea. Madureira é a grande encruzilhada da cidade. Lugar de diversidade religiosa, de intenso comércio, de Samba, Jongo, Charme, Hip Hop, futebol, Parada LGBT e muito mais. Espaço da afro brasilidade, onde as diásporas se reconfiguram em novas identidades. Os subúrbios têm muita história pra contar e nós da UNISUAM temos a obrigação de conduzir os alunos nesta empreitada.”
O tour acontece no dia 28 de maio, sábado, às 14h, e se inicia na Rua Carvalho de Souza, 181 (em frente ao Banco do Brasil). Contará ainda com a presença e a contribuição dos conhecimentos das guias turísticas Raquel Oliveira e Adriana Jackson. Os interessados só precisam comparecer no ponto de encontro para participar. Para conferir a programação completa dos eventos que vão compreender o Viradão Cultural de Madureira clique aqui.
Saiba mais sobre a Graduação de Licenciatura em História da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho!
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário