Rolou Por Aqui
20/12/2024 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 2 minutos
“Dezembro Vermelho” é o mês dedicado à conscientização sobre o HIV/AIDS, com foco no combate ao preconceito e estigma, além de promover a prevenção da infecção. Nesse contexto, a UNISUAM sediou uma importante ação de saúde pública em parceria com o Grupo Pela VIDDA-RJ. A atividade fez parte do projeto “Bora de PrEP”, iniciativa dos alunos do quarto período do curso de Design Gráfico, que tem como objetivo informar sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e reforçar a importância da prevenção combinada para garantir uma vida sexual mais segura e saudável.
Realizada na unidade Bonsucesso, a ação ofereceu testagem gratuita para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de promover rodas de conversa e distribuir materiais educativos. Alunos, professores e membros da comunidade participaram ativamente, destacando o papel da educação na promoção da saúde pública.
De acordo com o coordenador da Escola de Comunicação da UNISUAM, Gercton Coitinho, a parceria com instituições de ensino é essencial para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ao conhecimento sobre prevenção. “A universidade é um espaço estratégico para alcançarmos os jovens, que muitas vezes têm dúvidas sobre saúde sexual e enfrentam barreiras para acessar serviços especializados”, destacou.
A professora Priscilla Rueles, coordenadora do curso de Biomedicina da UNISUAM, ressaltou a importância da iniciativa: “Esse tipo de iniciativa proporciona aos nossos alunos uma imersão em questões sociais que, muitas vezes, acabam ficando pouco discutidas. O ambiente universitário tem o poder de dar visibilidade a esses temas, desmistificando conceitos, comportamentos e incluindo todos nós dentro de uma sociedade mais consciente e informada”.
Sabin, educador e vinculador do Grupo Pela VIDDA no projeto Rio Stop AIDS, destacou o impacto positivo: “Essa ação é extremamente importante porque conscientiza as pessoas sobre a prevenção e a importância de conhecerem sua sorologia. Saber se o resultado é negativo ou positivo é essencial para adotar estratégias de prevenção adequadas e, no caso de um diagnóstico positivo, iniciar o tratamento”.
Durante a ação, mais de 100 testes rápidos para HIV foram realizados, demonstrando a ampla adesão e o impacto positivo da iniciativa. Esse número expressivo reflete não apenas o interesse da comunidade acadêmica e local em cuidar da saúde, mas também a eficácia da parceria entre o Grupo Pela VIDDA-RJ e a universidade em promover um ambiente de conscientização e acolhimento.
A ação integra os objetivos da campanha “Bora de PrEP”, que busca contribuir para a meta global da ONU de acabar com a epidemia de AIDS até 2030. Ao promover o acesso à informação e serviços como a PrEP, as instituições parceiras reforçam a importância de escolhas conscientes para uma vida sexual mais saudável.
Para muitos participantes, o evento foi transformador. “Eu sempre ouvi falar de PrEP, mas não sabia como funcionava ou onde conseguir. Hoje, saio daqui não só com informação, mas com a certeza de que posso cuidar melhor da minha saúde”, comentou um estudante presente.
Por Cleber Dantas, aluno de Jornalismo
#AGORAÉSUAVEZ de cuidar da sua saúde!
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário