O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Veja como foi o Congresso Internacional da Rede Acinnet na UNISUAM

O Congresso reuniu Reitores de universidades da América Latina e Europa, além de profissionais e docentes para debater Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável

  • Rolou Por Aqui

14/06/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 5 minutos

Nos dias 12 e 13 de junho, a UNISUAM sediou o IX Congresso Internacional da Rede Acinnet. O evento teve caráter acadêmico-científico e, em 2024, teve a Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável como tema central. Enquanto a Justiça Social é fundamentada na igualdade de oportunidades e tratamentos, independente de orientação sexual, religião ou condição socioeconômica, o desenvolvimento sustentável busca atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Dessa forma, a UNISUAM e a Acinnet abraçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), que constituem um compromisso de ações transformadoras, alinhadas com as metas globais estabelecidas na Assembléia Geral da ONU, para 2030.

O evento contou com uma programação intensa, incluindo apresentação de trabalhos acadêmicos inovadores, palestras, atividades culturais e um espaço propício para a troca de experiências entre os participantes. Tudo isso foi guiado pelos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Reitor da UNISUAM, Arapuan Motta Netto e Nadia Czeraniuk, Presidente da Rede Acinnet. Foto: Fernando Salles



Na mesa de abertura do Congresso, que contou com a presença de autoridades governamentais, o Reitor da UNISUAM, Arapuan Motta Netto, falou como o tema do evento se conecta com os valores da instituição:

“Esse evento combina 100% com a essência da UNISUAM. Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável é algo que a UNISUAM faz desde sempre. Temos hoje programas de Mestrado e Doutorado que tratam do tema. Essa foi uma maneira que encontramos não apenas de falar, mas qualificar e registrar cientificamente o desenvolvimento social.”

Nadia Czeraniuk, Presidente da Rede Acinnet e Reitora da Universidad Autónoma de Encarnación (UNAE), refletiu sobre a responsabilidade de Instituições de Ensino na formação do indivíduo com conduta e princípios éticos.

“A justiça social e sustentabilidade são temas que nos preocupam muito nas universidades. O novo modelo de homem, o novo modelo de ser humano, que tenha outros princípios éticos, só é possível em nossas salas de aula. Os nossos problemas de desigualdade, de injustiça e guerras são provocados por nós mesmos. Um mundo novo só pode ser construído com esperança e formação de um novo ser humano que passa por nossas casas.”

Joyce Trindade, Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher, palestrando no painel “Materializando Acordos Globais do G20 em Ações Locais para Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Foto: Fernando Salles



Dessa forma, diversos temas fundamentais para a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram debatidos durante o evento. Autoridades, empresas, profissionais, docentes e alunos discutiram assuntos como, consumo sustentável, transição energética, combate à fome, crise climática e muito mais.

Luis Ernesto Franchi, Reitor da Universidad de la Marina Mercante, da Argentina, falou sobre a necessidade de compreender os diferentes pontos de partida dos indivíduos:

“Sabemos que igualdade de oportunidades sem equidade é uma falácia! É necessário haver uma diferenciação, se dando conta que o ponto de partida das pessoas é muito diferente em sociedades desiguais como as nossas. É proporcionalmente igual de diferentes pontos de partida.”

Reitores Felipe Oliveira, Luis Ernesto Franchi e Nadia Czeraniuk. Fotos: Fernando Salles



O Reitor finalizou afirmando que o desenvolvimento sustentável passa por garantir o acesso à educação superior, assegurando o futuro das próximas gerações: 

“Permitir o acesso à educação superior é uma responsabilidade de todos e para o bem de todos. Isso tem a ver com o desenvolvimento sustentável e garantir que as gerações futuras possam satisfazer as suas necessidades, sem que nossas ações comprometam o seu futuro.”

Reitores Luis Ernesto Franchi, Nadia Czeraniuk, Arapuan Motta, Claudio Ruff e Felipe Oliveira, no Painel Internacional Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável. Foto: Fernando Salles



O congresso também contou com submissão de 117 trabalhos de diferentes Instituições de Ensino Superior, além de 9 projetos de iniciação científica, tão importantes para qualquer jornada de pesquisa acadêmica e capaz de gerar frutos relevantes para a sociedade.

O Reitor Arapuan Motta Netto comentou sobre o impacto do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local:

“O desafio do aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável é desenvolver um produto ou serviço que transforme a sua realidade local. Muitos trabalhos e patentes geraram resultado científico e impacto social.”

Pesquisadores apresentando seus trabalhos. Foto: Fernando Salles



O professor e Doutor, Arthur Ferreira Sá, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação também falou sobre a importância do evento para o compartilhamento de ideias e experiências:

“O Congresso da Rede Acinnet é muito importante para o nosso Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, pois ajuda na divulgação de resultados de nossos alunos e pesquisadores. É um evento multidisciplinar que ajuda a disseminar a informação em diversas esferas do conhecimento. Então, estamos muito felizes em compartilhar nossas experiências.”

Público no Auditório Sylvia Bisaggio. Foto: Elaine Carvalho



Os Reitores das instituições que integram a Rede Acinnet ainda realizaram atividades, visitando instituições importantes para a educação profissional e cultural no Rio de Janeiro. SESC Inovação, Casa Firjan, SENAI e CCBB estiveram no roteiro das autoridades acadêmicas.

Reitores em visita ao SENAC Inovação. Foto: Thiago Muniz
Reitores aproveitam o intervalo para confraternizar. Foto: Thiago Muniz



Além disso, os Reitores da Rede Acinnet, realizaram a Assembléia Anual, na qual debateram e assinaram acordos de colaboração e incentivo da mobilidade entre alunos e docentes, o que marca um passo significativo na união de esforços entre as instituições participantes.

Reitores Nadia Czeraniuk e Claudio Ruff assinando o acordo de colaboração. Foto: Fernando Salles



A reunião reflete um compromisso coletivo de integrar práticas sustentáveis e inovadoras nas políticas educacionais e administrativas das instituições da rede, fortalecendo a cooperação internacional e o intercâmbio de boas práticas para enfrentar desafios globais e locais.

Reitores Arapuan Motta Netto e Ezequiel Mateo durante assinatura do acordo. Foto: Fernando Salles



Além dos acordos e temas debatidos, foi oficializada que a Universidad de Ciencias Administrativas y Tecnologicas, em Cochabamba, Bolívia, será sede da 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Acinnet, que acontece em 2025.

#BoraFazer a diferença!

Outras sugestões de postagens pra você...

Saiba mais sobre a Graduação em Processos Gerenciais
Processos Gerenciais: conheça o curso e as...
Se você sonha em trabalhar com gestão, estratégia e tomada...
Veja mais
Escola de Comunicação da UNISUAM promove oficina...
Os alunos do projeto de fotografia de alimentos da Escola...
Veja mais
Pessoas no palco da UNISUAM palestrando no VII Simpósio
Programa de Ciências da Reabilitação realiza o...
No último dia 18 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em...
Veja mais

Por Fernando Moura

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X