O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Programa de Ciências da Reabilitação da UNISUAM realizou o VI Simpósio Paradesportivo Carioca

Evento contou com o apoio da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e teve como tema "Esporte para pessoas com deficiência: saúde, inclusão e alto rendimento".

  • Stricto sensu

14/10/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 3 minutos

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) da UNISUAM realizou nos dias 27 e 28 de setembro, o VI Simpósio Paradesportivo Carioca, sob a coordenação da Professora Dra. Patrícia Vigário. Integrado a uma das ações da linha de pesquisa do PPGCR, “Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado”, toda a organização foi construída pelos alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e ex-alunos, conferindo a eles a experiência em organização de eventos.

Com o objetivo de apresentar e discutir questões relacionadas à prática de esportes por pessoas com deficiência, o encontro reuniu estudantes de Graduação e Pós-Graduação, profissionais e pesquisadores nas diferentes áreas de conhecimento. E contou ainda com o apoio da Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço científico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

? Veja também: Doutoranda em Ciências da Reabilitação na UNISUAM participa de Congresso no Canadá

A sexta edição do Simpósio teve como tema “Esporte para pessoas com deficiência: saúde, inclusão e alto rendimento” e reuniu cerca de 240 pessoas nos dois dias de atividades. Na programação, o primeiro dia (27/09) foi dedicado aos minicursos “Escala ASIA para a classificação da Lesão Medular” e “Treinamento Físico na Lesão Medular”, ambos realizados presencialmente nos laboratórios do PPGCR. Já o segundo dia (28/09) foi dedicado às palestras e mesas redondas realizadas também presencialmente no auditório Sylvia Bisaggio. 


Estiveram palestrando atletas com deficiência e profissionais de instituições de referência que atuam com este público, como o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), o Mundial da Adapted Physical Education and Sport Section (FIEPS), a Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC) e Circuito Funcional Adaptado (CFA). O Coordenador da Academia Paralímpica Brasileira (APB), Professor Dr. Marco Túlio de Mello, deu as boas vindas de modo remoto, enalteceu a importância de eventos como este e parabenizou a UNISUAM por apoiar pesquisas relacionadas ao esporte para pessoas com deficiência. 

? Aproveite  e saiba mais: Maior Congresso Brasileiro de Fisioterapia tem participação de pesquisadores e egressos da UNISUAM

Para a Professora Patrícia Vigário, o evento também possui um olhar de cidadania: “As pessoas com deficiência compõem um dos grupos mais marginalizados e excluídos socialmente em todo o mundo, e são frequentemente limitados de participação e oportunidades. O esporte é uma das ferramentas que pode facilitar a inclusão social dessas pessoas, além de conferir benefícios físicos e psicoemocionais. No entanto, para que esta ferramenta seja utilizada de modo efetivo é necessário o conhecimento pleno das demandas e características das pessoas com deficiência para que as melhores estratégias sejam utilizadas (no âmbito da reabilitação, iniciação esportiva, alto rendimento, entre outros). A participação de alunos, docentes e outros profissionais no Simpósio Paradesportivo Carioca permite a troca de informações e conhecimentos que contribuem para a formação e melhor atendimento e da pessoa com deficiência”, explica.



Criado em 2015, o Simpósio Paradesportivo Carioca surgiu como uma iniciativa para divulgar as pesquisas realizadas pela linha de pesquisa “Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado” do PPGCR/ UNISUAM, aproximar a comunidade acadêmica do tema, estimular a participação de alunos em ações relacionadas ao esporte para pessoas com deficiência e inclusão, e fomentar parcerias interinstitucionais. 

Ao longo desses anos, as seis edições do Simpósio Paradesportivo Carioca reuniram mais de 2000 pessoas, propiciaram a parcerias interinstitucionais, a entrada de alunos nos cursos de Mestrado e Doutorado no PPGCR, o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e o engajamento de pessoas em ações relacionadas à inclusão esportiva de pessoas com deficiência.

? Confira também: Doutoranda em Ciências da Reabilitação desenvolve pesquisa com apoio de universidade francesa

Entre os temas e os assuntos abordados nesta edição estavam: Inclusão e formação: um universo de oportunidades; A iniciação esportiva de crianças e jovens com deficiência; Futebol em cadeira de rodas no Brasil e no mundo; Treinamento físico para pessoas com deficiência física em espaços públicos: desafios, barreiras e benefícios; e  A importância do conhecimento técnico de profissionais de Educação Física no atendimento à pessoa com deficiência.

Thaísa Dutra, aluna do 2º período de Fisioterapia, aproveitou a oportunidade para se aprofundar nos temas: “Foi uma experiência incrível! Foram dois dias de muito aprendizado e um universo de oportunidades se abriu. Ansiosa pelo próximo!”. E a Professora Patrícia comemorou: “O Simpósio Paradesportivo Carioca virou uma tradição na UNISUAM, sendo um evento aguardado por alunos e por aqueles que lidam com pessoas com deficiência. Em 2021, o encontro ocorreu de modo remoto devido à pandemia. Tê-lo de volta presencialmente foi muito gratificante. O auditório cheio reflete o sucesso do evento!”.

Venha para os Cursos de Mestrado e Doutorado da UNISUAM e esteja preparado para todos os desafios profissionais!

Outras sugestões de postagens pra você...

Diferença entre Técnico e Tecnólogo
Técnico ou Tecnólogo: o que fazer?
Você sabe qual é a diferença entre técnico ou tecnólogo?...
Veja mais
Onde trabalha o nutricionista?
Onde trabalha o nutricionista?
O trabalho desenvolvido pelo nutricionista é importantíssimo. Considerada a profissão...
Veja mais
UNISUAM realiza encontro para formados em Psicologia
UNISUAM realiza encontro para formados em Psicologia
Com objetivo de aproximar os alunos do último período e...
Veja mais

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X