Nota 10
21/10/2024 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
O Currículo Lattes, plataforma online do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é essencial para a vida acadêmica no Brasil. Além de registrar sua trajetória acadêmica, profissional e científica, ele facilita a busca por referências de estudos de outros pesquisadores e profissionais. Sua importância se reflete no impacto direto que tem na carreira de estudantes e profissionais, sendo amplamente utilizado em universidades e processos de seleção.
É um documento padronizado, essencial para a avaliação de projetos de pesquisa, concessão de bolsas e a promoção acadêmica. É amplamente utilizado em universidades, agências de fomento e durante processos seletivos para bolsas e programas de pós-graduação stricto sensu.
Se você ainda não tem seu cadastro, basta acessar a plataforma Lattes e clicar em “cadastrar novo currículo”. Insira sua nacionalidade, e-mail e senha, e prossiga para preencher as opções de Informação pessoal; Endereço e contato; Formação acadêmica; Atuação profissional; Área de atuação.
No menu da plataforma, você encontrará as seguintes categorias: Dados gerais, Formação, Atuação, Projetos, Produções, Patentes e Registros, Inovação, Educação e Popularização de C&T, Eventos, Orientações, Bancas, e Citações.
Dados Gerais: O perfil é público, capriche na hora de apresentar suas informações. Faça um resumo bem elaborado e sucinto sobre suas experiências. Ele poderá ser reproduzido em inglês também. Na identificação, ficará visível seu nome completo (atrelado ao seu CPF). Atenção ao inserir o nome utilizado para citações bibliográficas, deverá ser o mesmo dos inseridos nos materiais acadêmicos publicados.
Formação: aqui você irá inserir os dados relativos à sua vida acadêmica, desde o ensino fundamental até a última titulação (graduação, especialização, mestrado ou doutorado). Em formação complementar, insira os cursos relacionados a sua formação, que possam contribuir para a vaga pleiteada.
Atuação: insira seus vínculos empregatícios no campo de atuação profissional. Preencha as informações relacionadas à linha de pesquisa que esteja trabalhando, se faz parte de corpo editorial ou se atua como revisor. Insira o campo Áreas de atuação, indicando as prioridades.
Projetos: aqui você irá inserir a sua participação entre linhas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, extensão ou ensino. Separe seus trabalhos mais relevantes para inserir no seu Lattes.
Produções: esse é o momento de você apresentar suas produções, sendo separadas em Produção Bibliográfica, Produção Técnica e Outra produção artística/ cultural. Aqui será como o seu portfólio.
Patentes e Registros: registre suas produções, como patentes ou registros de programas de computador e software. Além disso, para conferir os dados do seu registro ou realizar um novo, o ideal é verificar as informações no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Inovação: destinado a informações sobre atividades ligadas à inovação, desenvolvimento de produtos, processos ou serviços.
Educação e Popularização de C&T: refere-se à divulgação e educação científica, abrangendo atividades de popularização da ciência e tecnologia.
Eventos: você vai registrar a sua participação em eventos científicos, técnicos, culturais ou artísticos, como congressos, seminários, simpósios, entre outros. Liste entre os eventos que você participou ou organizou.
Orientações: destinado às atividades de orientação de estudantes, seja graduação, mestrado, doutorado ou outros níveis de ensino. Separado entre orientações e co-orientações.
Bancas: Nesta seção, registre sua participação em bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos, como monografias, dissertações e teses, incluindo o papel desempenhado (presidente ou membro)
Citações: registre suas produções citadas em outros trabalhos acadêmicos. Utilize ferramentas como Google Scholar, ResearchGate ou plataformas pagas como Scopus e Web of Science para monitorar essas citações.
Mantenha seu currículo sempre atualizado, adicionando informações sempre que participar de um novo projeto, publicar um artigo ou concluir uma formação. Além disso, revise constantemente as informações e certifique-se de que não há erros de digitação ou dados incorretos. Para garantir que sua divulgação continue funcionando corretamente, atualize o link do seu perfil nos canais onde ele é compartilhado, já que a plataforma gera um novo link após cada validação das atualizações.
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário