Stricto sensu
07/02/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
É inegável o papel da ciência e da produção científica na melhoria da saúde e qualidade de vida da sociedade. Desde a criação do primeiro grupo de pesquisa na UNISUAM, alunos e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) já publicaram mais de 650 artigos – uma média de 50 por ano – em periódicos científicos nacionais e internacionais.
Entretanto, determinar o real impacto de uma pesquisa na saúde e qualidade de vida é desafiador, principalmente em contextos populacionais e mundiais. Visualizar o impacto da produção ajuda a expandir a forma como entendemos o impacto da nossa pesquisa, desde aspectos puramente acadêmicos, como suporte teórico para novas pesquisas, até como a pesquisa beneficia as políticas, a prática e o público.
O sistema Sage Policy Profiles, recém lançado no final de 2023, permite mapear o impacto das pesquisas científicas nas políticas públicas mundialmente:
“De acordo com esta plataforma, os pesquisadores do PPGCR tiveram 36 estudos citados em 33 documentos, de diretrizes e/ou políticas públicas dos Estados Unidos (39% dos documentos), Reino Unido (12%), Alemanha (9%), Nova Zelândia (6%), Austrália, Bélgica, Canadá, França, Indonésia, Itália, Suécia e Suíça (3% cada)”, relata o Professor Arthur de Sá Ferreira, coordenador do PPGCR.
Entre esses documentos, merecem destaque os publicados pelas seguintes instituições:
World Health Organization (WHO)
Pan American Health Organization (PAHO)
National Institute for Health and Care Excellence (NICE)
Cochrane Database of Systematic Reviews (Cochrane)
O Professor Arthur de Sá Ferreira falou sobre o retorno das produções científicas da UNISUAM para a sociedade:
“O impacto e alcance da nossa produção científica no campo da reabilitação coloca o PPGCR em uma posição de destaque internacional. É um retorno fundamental à sociedade, em retorno aos investimentos públicos e institucionais que nossos pesquisadores – docentes, pós-doutorandos e alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado – vêm recebendo para produzir conhecimento na área”.
Para mais detalhes sobre as pesquisas do PPGCR citadas nas diretrizes e políticas internacionais, visite o perfil dos nossos pesquisadores:
Laura Alice Santos De Oliveira
Leandro Alberto Calazans Nogueira
Ney Armando De Mello Meziat Filho
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário