Viver Bem
29/11/2022 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: 2 minutos
Provavelmente você já ouviu falar em Outubro Rosa. Mas e em Novembro Azul? Esse movimento internacional começou em 2003 para a conscientização do público masculino para o câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é a causa de morte de 28,6% dos homens no mundo. Por isso, esse mês é utilizado como um alerta para lembrar sobre a importância de cuidar da saúde, quebrar os tabus e realizar a prevenção anualmente. A boa notícia é que, com o diagnóstico precoce, há 90% de chance de cura.
Vamos conhecer um pouco mais sobre essa questão?
✅ A próstata
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Essa glândula exerce um importante papel na reprodução, uma vez que libera uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garante a viabilidade dos espermatozóides. É comum que ela aumente à medida que o homem envelhece e, com isso, pode causar uma obstrução na uretra, impedindo a passagem adequada de urina. É na próstata que se observa o desenvolvimento de câncer, que costuma aparecer em homens com mais de 65 anos.
? Veja também: Público acima dos 50 anos cada vez mais presente nas universidades
✅ O câncer de próstata
A incidência do câncer de próstata é alta nos homens, mas infelizmente ainda não é tratado com a devida atenção. É uma doença que está relacionada, na maioria dos casos, com a idade do paciente, mas outros fatores também podem influenciar, como já ter tido casos na família, má alimentação ou apresentar quadro de obesidade.
✅ Diagnóstico
O diagnóstico da doença é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e do exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal, que costuma ser um tabu entre o público masculino, é um exame onde o médico consegue perceber a textura da glândula e avaliar se há presença de caroços. É rápido e pouco incômodo e costuma ser recomendado a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar dessa doença, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45.
? Você pode se interessar: UNISUAM recebe certificado da Secretaria Municipal de Saúde
✅ Tratamento
O tratamento para o câncer de próstata é baseado no uso de técnicas como cirurgia e radioterapia. Mas é sempre bom lembrar que as maiores chances de cura acontecem com o diagnóstico precoce. Por isso a importância de realizar os exames na idade indicada ou na ocorrência de sintomas, como dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.
✅ A prevenção é sempre o melhor caminho!
Dados divulgados pelo Governo Federal destacam que, apesar de ser uma doença comum, o percentual de cura é alto, chegando a mais de 90% de chances, caso seja diagnosticado no início. E não precisa esperar novembro para isso. Em qualquer época do ano é possível realizar os exames e ter a tranquilidade de uma saúde plena.
Venha para a UNISUAM e seja um profissional atualizado com o mundo!
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário