Mais tradicional no Estado do Rio de Janeiro, a Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação da UNISUAM é um programa com perfil multidisciplinar e alto padrão de qualidade, voltado para profissionais da saúde, que reúne pesquisa e aplicação dos aspectos da reabilitação em um só lugar.
Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recomendado pela Capes desde 2009, o programa conta com Mestrado, reconhecido em 2009, Doutorado, reconhecido em 2015 e Pós-Doutorado, oferecido desde 2013.
Durante seus estudos, você vai desenvolver estudos funcionais de desempenho, reabilitação esportiva/paradesportiva e outros voltados para aperfeiçoamento de técnicas e estratégias. Além de ser inserido em programas de pesquisa, consolidados e autônomos, e também na criação e desenvolvimento de núcleos de pesquisadores. Sempre articulando ensino e pesquisa, o que te prepara para exercer atividades de pesquisa, desenvolvimento de soluções e de docência no Ensino Superior.
Enquanto no Mestrado e no Doutorado, você desenvolve suas bases técnico-científicas para pesquisa e ensino, no Pós-Doutorado, você será integrado a pesquisadores brasileiros e estrangeiros para realização de projetos de pesquisa desenvolvidos de forma autônoma na área de reabilitação.
O Programa Acadêmico de Ciências da Reabilitação abrange desde os estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.
Utilizado para avaliação da função pulmonar e cardiovascular de indivíduos sadios, com doenças respiratórias e/ou cardiovasculares, bem como de populações específicas que requerem avaliação mais abrangente, inclusive dos sistemas cardiovascular e respiratório.
Espaço conta com recursos e equipamentos para avaliação da função muscular, especialmente força e resistência à fadiga, com ênfase em indivíduos com doenças ortopédicas e outras populações que requerem avaliação mais abrangente, inclusive da musculatura esquelética.
Equipado com sistema ótico de análise de movimento que permite a realização de análises biomecânicas e cinesiológicas por cinemetria bidimensional e tridimensional. As análises de movimento são obtidas em diversas escalas, desde pequeno porte (movimento de articulações dos dedos ou da face, por exemplo) até grande porte (como caminhadas e corridas).
O espaço conta com equipamentos e dispositivos utilizados para reabilitação física de pacientes com doenças neurológicas e suas sequelas, tais como Mal de Parkinson, incluindo a recuperação do controle motor, sensibilidade e marcha.
Neste espaço, computadores e programas de última geração são utilizados para processamento e análise de sinais biomédicos de origem dos sistemas cardiovascular e respiratório, bem como desenvolvimento de programas de computador para simulação e análise desses sinais.
Espaço para condução de projetos de pesquisa sobre controle postural estático e dinâmico que incluem avaliação das forças mecânicas atuantes sobre o corpo e a atividade muscular durante tarefas motoras. Também realizamos avaliações da postura estática por meio de fotogrametria computadorizada.
Neste espaço realizamos avaliação do sistema cardiopulmonar durante atividades de esforço físico submáximo e máximo, atendendo principalmente a pesquisas sobre desporto e paradesporto, com indivíduos sadios e também com pessoas que têm doenças que impactam esses sistemas.
Neste espaço desenvolvemos e utilizamos tecnologias de realidade virtual para analisar disfunções musculoesqueléticas e traumatológicas, a fim de propor intervenções benéficas às condições de saúde.