O Espaço Maker é uma oficina colaborativa de criação, produção laboratorial e prototipagem, que fomenta inovação.
Nota 10
09/12/2020 por Luana Medeiros
Tempo de Leitura: 4minutos
Você sabia que a UNISUAM tem um espaço voltado para a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias? O Espaço Maker UNISUAM é uma oficina colaborativa de criação, produção laboratorial e prototipagem, que estimula a inovação por meio da fabricação digital, aberto tanto às comunidades acadêmica e do entorno quanto aos nossos parceiros.
O Espaço Maker, que tem como principal objetivo fomentar a formação de jovens com espírito empreendedor e preparados para os desafios do mercado de trabalho, possibilitou que diversos projetos tomassem forma.
Confira alguns dos projetos realizados no Espaço Maker, a oficina colaborativa da UNISUAM!
Face Shields
Logo no começo da pandemia, no mês de abril, o Professor e Coordenador dos cursos de Engenharias Mecânica e Elétrica UNISUAM, Carlos Henriques, junto com outras Universidades do Rio de Janeiro produziram face shields, que são EPIs contra o COVID-19 para os profissionais de saúde. O equipamento de proteção foi feito a partir da impressão 3D (tanto em ABS quanto PLA) e folhas transparentes de PETG. Tudo devidamente padronizado e aprovado pelo Hospital Universitário da UFRJ. Esse material produzido atendeu a Enfermeiros, Médicos e Atendentes em diversos hospitais pelo Rio de Janeiro, ajudando, assim, aqueles que estavam na linha de frente no combate a essa nova ameaça. A produção foi dividida entre o Professor e os estagiários, Thadeu Henrique e Joana Soares, cada um com uma impressora em sua casa, por conta do isolamento social. O Professor passava semanalmente na casa dos estagiários recolhendo as viseiras produzidas e, assim, montando e distribuindo para os hospitais e profissionais da saúde. Mais de 350 face shields foram produzidas.
Scanner 3D – Exército
No ano de 2020 está se comemorando 100 anos da primeira medalha de ouro olímpica do Brasil, conquistada pelo Ten. Cel. Guilherme Paraense nos Jogos Olímpicos da Antuérpia. A modalidade foi o Tiro Esportivo. O Espaço Maker, em parceria com a FIRJAN, produziu réplicas tanto do revólver utilizado quanto das medalhas recebidas. Foi feita uma visita à casa da filha do Tenente, onde o Professor e Coordenador Carlos Henriques, juntamente com os estagiários Thadeu e Joana, puderam escanear todas as peças históricas através de 3 tipos de scanner 3D e, posteriormente, a FIRJAN utilizando esses materiais digitais coletados pôde fazer a réplica perfeita. Todo o material encontra-se no Museu Histórico do Exército, na Exposição “O Desporto no Exército – Centenários das Primeiras Medalhas Olímpicas do Brasil”, no Forte Copacabana – Rio de Janeiro.
Troféu Privilégios Imóveis
Em dezembro de 2019, foi estabelecida uma parceria entre a Privilégios Imóveis e o Espaço Maker UNISUAM. Por meio da parceria foram produzidos troféus para a comemoração de final de ano da empresa. Todos foram confeccionados com muito cuidado e dedicação pelos estagiários Thadeu e Joana com a utilização da máquina de corte a laser do Espaço Maker. Toda a produção, desde a formatação até o produto final, foi realizada pela UNISUAM.
CNC Router
Um de nossos egressos do curso de Engenharia Mecânica, André Amorim, desenvolveu uma CNC Router a partir de peças impressas no Espaço Maker. A CNC é um equipamento de estrutura metálica, que é movimentado através de eixos e motores de passo ou servomotores e, por fim, controlado por computador. Ela consegue fazer trabalhos de gravação 2D e usinagem 3D em vários materiais, como MDF e acrílico. O seu projeto passou na primeira etapa de seleção do Prêmio Iniciativa Jovem Shell, entrando agora na fase de votação.
O Espaço Maker idealizou e criou um recipiente de coleta de tampas de garrafa, que serão processadas e transformadas em filamentos de impressão 3D. Com isso, além de impedir que este material plástico vire resíduo, ele será reutilizado. O primeiro passo já foi dado com a impressão de um modelo de garrafa em tamanho aumentado para servir de posto de coleta das tampas. A estrutura foi desenhada pelo estagiário Thadeu Henrique e impressa, em 3 partes, utilizando material PETG e PLA na impressora 3D. O trabalho ainda contou com suporte do Prof. Carlos Henriques, com o auxílio de adesivo e material específico para tornar a sua estrutura fixa e rígida.
Fliperama
Na frente do Espaço Maker se situa o Colégio de Aplicação Luso Carioca – CELC. Todos os dias passam por lá dezenas de crianças e, por isso, foi desenvolvido um projeto para divertir as crianças e estimular a visita ao Espaço Maker.
Os estagiários do Espaço Maker (Thadeu Henrique e Joana Soares) criaram um fliperama, utilizando como base o raspberry pi 3, que possui mais de 1.500 jogos, desde jogos de Atari até jogos do Playstation 1. O fliperama foi desenvolvido com reaproveitamento de materiais descartados.
Venha para a UNISUAM e esteja pronto para o mercado!
Boa noite,
Me chamo Simone Rocha, sou professora do curso da Medicina Veterinária.
Tenho alunos de dois grupos de Projetos no Módulo III (Bases do Diagnóstico, Saúde e Produção Animal) que gostariam de utilizar usar a impressora 3D para confecção de peças para apresentação. Gostaria de informações sobre como devo proceder para a solicitação do uso da mesma.
Desde já agradeço a atenção e me coloco a disposição para esclarecimentos.
Atenciosamente,
______________________________
Profª Simone Rocha Souto, MV, MSc.
UNISUAM - Curso de Medicina Vet (BG / BS)
Módulo III - Bases do Diagnóstico, Saúde e Produção Animal
Cel.: (21) 98879-6378 | @drasimonerochavet
Deixe um comentário