UNISUAM traz a Carreta 5G da Huawei para o Rio de Janeiro

O Caminhão 5G estará entre os dias 24 e 28 de outubro levando diversos conhecimentos sobre educação tecnológica para Niterói e Bangu.

• Comunicação e Tecnologia

20/10/2022 por Carolina Grimiao

Entre os dias 24 e 28 de outubro, a carreta 5G Truck da Hauwei vai estar com a UNISUAM levando aos alunos e público em geral cursos gratuitos e muitas experiências tecnológicas. A Huawei é uma empresa de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes e, em parceria com o SENAI CIMATEC, inauguraram o 5G Truck, um caminhão sala de aula, que irá percorrer o Brasil levando conhecimento sobre a quinta geração da tecnologia móvel.

Percorrendo várias cidades, a vez agora é do Rio de Janeiro. E a UNISUAM, através do seu Pólo de Inovação (Pólen), vai proporcionar essa experiência aos seus alunos, que poderão entrar no caminhão e ter aulas sobre tecnologia e inovação, além dos equipamentos 5G e seus benefícios para a sociedade em diversas áreas. A programação acontece no dia 24 de outubro no Caminho Niemeyer, com a presença do Prefeito Axel Schmidt Grael, e nos dias 26, 27 e 28, na Unidade do Bangu Shopping.

? Veja também: Cursos de Tecnologia da UNISUAM são nota máxima no MEC

As visitações terão duração de 30 minutos. Nelas, o público terá acesso a parte prática da tecnologia com uma breve explicação do 5G durante. Já para quem deseja realizar o curso oferecido pela Huawei, a participação será de 90 minutos, com conteúdo teórico de 1 hora ministrado por um professor sobre a evolução e requisitos da tecnologia 5G, e 30 minutos de parte prática de demonstração dos casos de uso do 5G nos campos da agricultura, manutenção, mineração entre outros, com a utilização dos óculos Realidade Aumentada.

Para o Gerente de Inovação e Internacionalização da UNISUAM e Gestor do Pólen, a iniciativa representa um grande avanço para nós: “Nosso objetivo sempre foi expandir as oportunidades através da tecnologia e hoje estamos, junto à Huawei, levando a tecnologia 5G para duas unidades da UNISUAM, Bangu e Niterói, com palestras e cursos gratuitos”, explica Diego Braga.

O Prefeito da cidade de Niterói destaca a importância da chegada do 5G na cidade e o apoio da Prefeitura à iniciativa: “Niterói já é a cidade mais inteligente do Estado do Rio e, há alguns anos, seguimos evoluindo na agenda das smart cities no cenário nacional. Contamos com vários centros universitários e temos uma grande vocação para o avanço. É importante que toda essa aptidão do município para a tecnologia se converta em qualidade de vida, com desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e justiça social. Espero que o público possa aproveitar ao máximo a carreta na nossa cidade e que essa experiência tecnológica se traduza em oportunidades para a população, principalmente para os jovens niteroienses”, comemora Axel Grael.

Para o Coordenador dos Cursos de Tecnologia da UNISUAM, Professor André Guedes, a chegada da carreta do 5G é um marco para as cidades de Niterói e do Rio de Janeiro: “As cidades mais inteligentes serão beneficiadas pela conectividade presente nas tecnologias de alta velocidade e baixa latência, como a do 5G. A Huawei vem investindo na parceria com a UNISUAM e, para os cursos de Tecnologia da Informação, esta é uma excelente notícia, pois cada vez mais alunos estarão aptos a conhecerem um mundo novo.”

A visitação é livre, mas irá obedecer a capacidade de até 15 pessoas por vez. Para os cursos a capacidade é a mesma, porém os interessados devem se inscrever para participar neste link, pois existem horários específicos das aulas. O Laboratório de Educação Itinerante ou Caminhão Escola, como também é chamado, tem entrada gratuita.

? Sobre a tecnologia 5G

Segundo o Portal da Indústria, a “tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel que chegará ao Brasil com maior alcance e velocidade que promete grande revolução”.  A nova rede vai permitir a interconexão de equipamentos e dispositivos, possibilitando o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas ou de equipamentos de escritório, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT).

? Parceria UNISUAM e Huawei

A cidade de Niterói foi a primeira do Rio de Janeiro a receber um laboratório de fibra óptica (FTTH/FTTX) instalado pela Huawei em março de 2021. E o local escolhido foi o Pólo Niterói da UNISUAM. Com o objetivo de ofertar cursos de capacitação para jovens que não trabalham e nem estudam, a iniciativa surgiu de uma parceria entre a Huawei Brasil, o PÓLEN – Polo de Inovação e a Associação Comercial Industrial do Estado do Rio de Janeiro – ACIERJ. Em dezembro do mesmo ano, as inscrições para o curso foram abertas para os moradores da cidade.

Venha para a UNISUAM e esteja conectado com as novidades!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.