Estude na UNISUAM
24/10/2024 por Dianne Caamaño
[rt_reading_time label="Tempo de Leitura:" postfix="minutos" postfix_singular="minuto"]
Se você considera ingressar em um mestrado, primeiramente, é essencial entender a diferença entre o mestrado profissional e o acadêmico para fazer a escolha certa. Ambos são caminhos de formação avançada, mas os focos e perfis dos alunos claramente se distinguem.
O mestrado profissional foca na aplicação prática do conhecimento, ideal para quem deseja desenvolver e aplicar soluções inovadoras no ambiente profissional. Ele prioriza a resolução de problemas reais e o desenvolvimento de novas metodologias, tecnologias ou produtos voltados para o mercado.
Por outro lado, o mestrado acadêmico atende àqueles que buscam principalmente aprofundar conhecimentos teóricos, com o objetivo de contribuir para o avanço científico e acadêmico. Além disso, esse caminho é indicado para quem tem interesse em pesquisa e aspira a uma carreira como professor universitário ou pesquisador.
O aluno do mestrado profissional já atua no mercado de trabalho e busca aprimorar suas habilidades para transformar a prática cotidiana. Ele procura soluções aplicadas e imediatas para os desafios que enfrenta em sua área. Já o aluno do mestrado acadêmico se concentra mais na produção de conhecimento e pesquisa científica, com o objetivo de gerar novos estudos e teorias que contribuam para o avanço da sua área de atuação.
Ao longo do curso, os alunos enfrentam desafios que vão muito além da sala de aula. Por exemplo, conciliar a vida profissional com as exigências acadêmicas, gerenciar o tempo de forma eficiente e se manter atualizado com as últimas tendências e descobertas são apenas alguns dos obstáculos. Adicionalmente, desenvolver uma pesquisa ou projeto prático exige disciplina, pensamento crítico e muita dedicação.
Em ambos os mestrados, os alunos precisam produzir uma dissertação ao final do curso. No mestrado profissional, o trabalho foca em uma intervenção prática, que pode envolver o desenvolvimento de novos processos, soluções ou ferramentas aplicadas. Na UNISUAM, muitos alunos já transformaram suas dissertações em ações práticas de sucesso. Em contraste, no mestrado acadêmico, a dissertação é estruturada como uma pesquisa teórica aprofundada, baseada em metodologias científicas e voltadas para contribuir intelectualmente ao campo de estudo.
No Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), as inscrições para os cursos de mestrado estão abertas. Oferecemos tanto o mestrado acadêmico quanto o profissional, com diversas linhas de pesquisa, incluindo Ciências da Reabilitação, Desenvolvimento Local e o novo curso de Saúde Biopsicossocial, em parceria com a UNDB do Maranhão. Estes programas são ideais para quem busca uma formação sólida, seja como pesquisador ou como profissional de destaque no mercado.
O processo seletivo para Mestrado na UNISUAM consiste em três etapas, sendo elas:
Os candidatos aprovados e classificados, dentro do limite de vagas disponíveis, terão o direito de se matricular. Respeitando os prazos e normas descritos no edital de cada curso. Após aprovação, o aluno iniciará o projeto de pesquisa, que deve estar obrigatoriamente alinhado à área de concentração e as linhas de pesquisa.
Está pronto para dar o próximo passo na sua carreira? Saiba mais sobre nossos programas de mestrado e inscreva-se hoje mesmo!
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário