Como é a faculdade de Odontologia?

A Odontologia é uma área da saúde em pleno crescimento, com um mercado de trabalho ávido por novos profissionais

• Graduação

22/07/2024 por Fernando Moura

Optar pelo curso superior que mais tem a ver com você é uma decisão importante e desafiadora. Entre as diversas opções disponíveis, a Odontologia se destaca por oferecer uma carreira promissora e gratificante. Mas como é, de fato, a graduação em Odontologia? Neste post, vamos explorar os principais aspectos desse curso, mercado de trabalho, áreas de atuação e muito mais!

Como é a faculdade de Odontologia?

O curso de Odontologia combina teoria e prática. O objetivo é preparar os novos profissionais para compreender toda a saúde bucal, envolvendo dentes, gengiva, língua e até mesmo alguns ossos faciais.

Dessa forma, você será imerso em um ambiente que promove o aprendizado constante e a prática clínica desde o início, onde as aulas teóricas fornecem a base científica necessária, enquanto as atividades práticas em laboratórios e clínicas permitem que os estudantes desenvolvam habilidades técnicas e manuais essenciais para a profissão.

Duração

A graduação de Odontologia geralmente tem duração de cinco anos. Assim, durante esse período, você vai passar por diversas fases de aprendizado, começando com disciplinas básicas e progressivamente avançando para conteúdos mais específicos e complexos. Nos primeiros anos, o foco está nas ciências biológicas e na introdução aos conceitos odontológicos. Nos anos finais, a ênfase é maior nas disciplinas clínicas e na prática profissional supervisionada.

Grade curricular

A grade curricular de Odontologia é bastante abrangente. Nos primeiros semestres, os alunos estudam matérias como anatomia, fisiologia, bioquímica e microbiologia, que fornecem a base necessária para entender o corpo humano e suas funções. À medida que o curso avança, você mergulha em disciplinas específicas da Odontologia, como periodontia, endodontia, ortodontia, prótese dentária, odontopediatria, entre outras. Além disso, há um forte componente prático, com estágios supervisionados em clínicas odontológicas, onde os alunos atendem pacientes sob orientação de professores experientes.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para dentistas é bastante promissor. Há uma demanda constante por profissionais qualificados, tanto no setor público quanto no privado. Os formandos em Odontologia podem atuar em clínicas particulares, consultórios próprios, hospitais, unidades de saúde pública, além de poderem seguir carreira acadêmica ou em pesquisa. A diversidade de áreas de atuação dentro da Odontologia também contribui para um mercado dinâmico e cheio de oportunidades.

Quais são as principais áreas de Odontologia?

A Odontologia é uma área vasta, com várias especialidades que permitem ao profissional escolher o caminho que mais se alinha aos seus interesses e habilidades. Algumas das principais áreas incluem:

• Ortodontia: correção de posicionamento dentário e problemas de mordida. Os ortodontistas utilizam aparelhos dentários e outros dispositivos para alinhar os dentes e maxilares, proporcionando uma mordida correta e um sorriso estético;

• Endodontia: tratamento de canais radiculares. Endodontistas são especializados em tratar doenças e lesões da polpa dentária, realizando procedimentos como o tratamento de canal, que visa salvar dentes danificados ou infectados;

• Periodontia: tratamento de doenças gengivais e periodontais. Periodontistas focam na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as gengivas e os tecidos de suporte dos dentes, como a gengivite e a periodontite;

• Odontopediatria: cuidados odontológicos para crianças. Odontopediatras são especializados no atendimento odontológico infantil, lidando com questões como cáries, desenvolvimento dentário e prevenção de doenças bucais em crianças;

• Prótese Dentária: restauração e substituição de dentes perdidos. Protéticos criam próteses dentárias, como coroas, pontes e dentaduras, para restaurar a funcionalidade e a estética do sorriso dos pacientes;

• Cirurgia Bucomaxilofacial: tratamento cirúrgico de doenças, lesões e deformidades da boca, face e maxilares. Cirurgiões bucomaxilofaciais realizam cirurgias complexas, como extrações de dentes impactados, reparação de fraturas faciais e correção de deformidades maxilofaciais.

Odontologia é na UNISUAM!

Aqui na UNISUAM, além de resgatar o sorriso e a autoestima dos pacientes, você estará capacitado para atuar em diversas áreas da Odontologia, como estética bucal, realização de diagnósticos, limpezas, instalação de próteses e até mesmo realizar cirurgias.

Além disso, a UNISUAM possui a Clínica Escola Amarina Motta, onde você terá a oportunidade de vivenciar a profissão por meio de projetos de extensão e estágios supervisionados.

E tem mais! Além do Preço Fixo, a UNISUAM entrega os materiais para o exercício das práticas laboratoriais, uma iniciativa inédita entre as faculdades do Rio de Janeiro.

#BoraFazer UNISUAM!

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.