Stricto sensu
01/07/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 3 minutos
Seguir uma carreira acadêmica ou avançar em áreas específicas do conhecimento acaba gerando a seguinte questão: é preciso ter um mestrado para fazer doutorado? Esta é uma dúvida comum entre aqueles que desejam aprofundar seus estudos e se especializar em suas áreas de interesse.
Durante esse post, vamos explicar as características de cada programa e responder essa pergunta que paira sobre a cabeça de muitos estudantes!
O Mestrado é um grau de Pós-Graduação Stricto Sensu que pode servir tanto como um aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na graduação quanto como um primeiro passo em direção à pesquisa acadêmica. Existem dois tipos principais de mestrado: o mestrado acadêmico e o mestrado profissional.
O mestrado acadêmico é focado na formação de pesquisadores, com ênfase em metodologia científica e na produção de uma dissertação que contribua para o campo de estudo. Por sua vez, o mestrado profissional é voltado para a aplicação prática do conhecimento em contextos profissionais, com um enfoque mais aplicado e menos teórico.
Os programas de mestrado geralmente duram entre um e dois anos. Durante esse período, o estudante frequenta disciplinas avançadas e desenvolve um projeto de pesquisa, culminando na defesa de uma dissertação.
O Doutorado tem o objetivo de formar pesquisadores de alto nível e desenvolvimento de conhecimento original em um campo específico. Dessa forma, durante o Doutorado, você vai trabalhar intensivamente em um projeto de pesquisa, que deve resultar em uma tese. Este trabalho deve contribuir significativamente para o avanço do conhecimento na área estudada. Além da pesquisa, o Doutorado pode incluir disciplinas teóricas e metodológicas que complementam a formação do doutorando.
Devido à maior profundidade e diferentes linhas de pesquisas, os programas de doutorado costumam durar entre quatro e seis anos.
A principal diferença entre Mestrado e Doutorado está na profundidade da pesquisa. Enquanto o Mestrado exige a apresentação de uma dissertação, análise, consideração e descrição de métodos, no Doutorado é necessário apresentar um tema de pesquisa inédito, realizando uma descoberta e nova visão sobre o assunto.
Não é preciso possuir título de Mestre para realizar um Doutorado. Mas é importante entender que esse não é o caminho tão natural. Nem sempre os estudantes recém-graduados possuem a alta maturidade intelectual exigida por um Programa de Doutorado, e por isso, uma especialização, MBA ou mesmo Mestrado, podem ser importantes.
Exemplo disso, é que muitas universidades e programas de doutorado só aceitam candidatos que possuem apenas a graduação, especialmente aqueles que demonstram excepcional desempenho acadêmico e potencial para pesquisa. Este tipo de ingresso é conhecido como “doutorado direto”. No entanto, a exigência do mestrado pode variar de acordo com a instituição e o campo de estudo.
Por isso, é muito importante a reflexão sobre o seu perfil profissional antes de tomar a decisão. A vida acadêmica em um Mestrado ou Doutorado é bastante criteriosa e desafiadora, exigindo dedicação quase que integral.
A UNISUAM conta com dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecidos pelo CAPES.
O Programa de Acadêmico em Ciências da Reabilitação é voltado para profissionais da área de saúde e possui 4 estrelas no CAPES. O objetivo do Programa é desenvolver estudos funcionais de desempenho e reabilitação esportiva/paradesportiva, além de aperfeiçoar técnicas e estratégias.
O Programa de Desenvolvimento Local tem 5 estrelas no CAPES e conta com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Durante a Pós-Graduação, você vai aprender a desenvolver produtos inovadores, visando a geração de renda e desenvolvimento sustentável, realizando pesquisas e pensando em soluções práticas com o objetivo de melhorar a vida da sociedade e pessoas em situações de vulnerabilidade.
#BoraFazer a diferença com a UNISUAM!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário