Stricto sensu
21/02/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
A Pós-Graduação Stricto Sensu é cada vez mais importante para o crescimento e desenvolvimento da ciência no país. É por meio dos Programas de Pós-graduação que a maioria da produção científica é conduzida e se reverte em impacto para a sociedade.
Anualmente, cada Programa envia à CAPES um relatório via plataforma Sucupira para consolidação durante um ciclo de avaliação quadrienal. Entretanto, consolidar as informações do Programa para envio ainda é um desafio; mostrar o impacto – formação de pessoal, produção científica e inovação – alcançado no período é um desafio maior ainda.
O conceito do Observatório foi criado em 2021 pelo Professor Doutor Arthur de Sá Ferreira, para envio dos dados do último ano do ciclo de avaliação quadrienal (2017-2020). Desde então, a iniciativa já foi ampliada em uma dissertação de Mestrado Profissional para construção do Observatório DL para o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM. Foi uma excelente oportunidade para testar a estrutura do Observatório em outro Programa, o que contribuiu para diversas melhorias.
“Registramos em fluxo contínuo na Plataforma Sucupira as principais ações acadêmicas do Programa, incluindo projetos de pesquisa dos docentes, estrutura curricular e turmas oferecidas dos cursos de Mestrado e Doutorado, titulações dos mestres e doutores egressos e sua produção intelectual (artigos, capítulos e livros, patentes e registros de programas de computador, trabalhos em eventos, entre outros)”, explica Arthur. “Com o template que desenvolvi, cada Programa do país pode ter o seu próprio Observatório”, completa.
UNISUAM PPGCR | https://ppgcr-unisuam.github.io/observatoriocr/
UNISUAM PPGDL | https://ppgdl-unisuam.github.io/observatoriodl/
Em 2023, o Prof. Arthur apresentou o conceito do Observatório no Fórum da ABRAPG-Ft em João Pessoa. Diversos Programas mostraram interesse em criar o seu próprio. “Hoje são outros 4 Observatórios implementados: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Triângulo Mineiro-Universidade Federal de Uberlândia (UFTM-UFU), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade de São Paulo (USP)”, afirma Arthur.
“A CAPES lançou em 2023, simultaneamente ao Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG), uma nova página da Plataforma Sucupira onde é possível ter acesso ao Observatório da Pós-Graduação, mais um passo na direção da dissemina as informações da pós-graduação” completa o Prof. Arthur.
Texto escrito pelo Professor Doutor Arthur de Sá Ferreira
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário